twitter

Ponte de Lima qualifica trabalhadores do setor da restauração

Ponte de Lima qualifica trabalhadores do setor da restauração
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 19 de outubro de 2023, às 23:25

Formação com acreditação do Turismo de Portugal.

O Município de Ponte de Lima está a pomover um ciclo de workshops tendo como objetivo a elevação da qualificação dos trabalhadores do setor da restauração, com a chancela e acreditação do Turismo de Portugal.

A iniciativa decorre no âmbito do programa “Formação Mais Próxima”, em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Segundo os promotores, os profissionais da restauração «estão a aderir de forma muito relevante a estas ações, que visam essencialmente uma partilha de saberes, sabores e afetos e o consolidar de relações de parceria e sinergias entre todos os participantes, que totalizam 35 de diferentes restaurantes de Ponte de Lima». 

Estes primeiros workshops são a responsabilidade do chefe Álvaro Costa, que reinterpreta os sabores tradicionais privilegiando os produtos endógenos de Ponte de Lima. As propostas gastronómicas são harmonizadas com o Vinho Verde de Ponte de Lima.

Esta ação de capacitação designada “Sabores Regionais – redescobrir a gastronomia tradicional de Ponte de Lima” visa «capacitar e incentivar a restauração a (re)descobrir pratos tradicionais, a reinterpretar e a enriquecerem as suas ementas, tendo por base um levantamento extenso e rigoroso de receituário por todo o concelho de Ponte de Lima, transmitido por gerações de cozinheiras e cozinheiros, mestres da nossa gastronomia».

Os organizadores referem que «a gastronomia apresentada distingue-se pela diferença, constituindo um repto para que o dia a dia de cada um de nós seja (re)escrito e desenhado com as raízes culturais de Ponte de Lima. Porque é nas diferenças que o convívio entre os povos se consolida e a identidade cultural se reforça».

A formação decorre na Clara Penha – Casa dos Sabores das 15h30 às 17h30, estando agendadas as próximas sessões para os dias, 24 e 31 de outubro.