twitter

“Viana Cuida” discute necessidades e desafios dos cuidadores informais

“Viana Cuida” discute necessidades e desafios dos cuidadores informais
Fotografia DR

Redação

Publicado em 10 de outubro de 2023, às 09:24

A Câmara Municipal de Viana do Castelo nos dias 16 e 17 de outubro o ciclo de capacitação Viana Cuida

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, dias 16 e 17 de outubro, o ciclo de capacitação Viana Cuida que acontece, pelo segundo ano, no mês de sensibilização para a importância dos cuidados paliativos e no mês em que se assinala o dia mundial da saúde mental.

Neste evento, serão discutidas as necessidades e desafios colocados aos cuidadores informais, refletindo-se sobre a prática para melhorar os cuidados. O luto e as perdas na família serão igualmente temas em análise. Este ciclo de capacitação é dirigido a profissionais de saúde e outros cuidadores formais.

No dia 16 de outubro, a autarquia promove o Fórum Viana Cuida na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo ao longo de todo o dia. A conferência “A literacia em saúde mental e o bem-estar do cuidador informal” e a mesa de discussão “Uma visão integrada no apoio aos cuidadores informais” acontecem ao longo da manhã, com a tarde a incluir a mesa de discussão “Refletir sobre a prática para melhorar a qualidade dos cuidados”, seguida da conferência “Perdas na família: apoiar e acompanhar as crianças e os jovens”.

O dia encerra com uma visita à exposição “Um Novo Estado Criativo”, projeto de Arte na área de Psiquiatria e de Saúde Mental que resulta de uma parceria entre a P28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) com o Instituto S. João de Deus (ISJD).

A 17 de outubro, a tarde incluirá workshops na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dedicados ao “Luto complicado: avaliação e intervenção”, “Luto dos profissionais”, e “A esperança de doentes e familiares na transição para os cuidados em fim de vida”.

A participação neste ciclo é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória até 13 de outubro através do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZbEIVMH-gwAP0HUtzup5O5clov4UukrA5GFrqrFGEVexSmg/viewform?usp=sf_link

 

Para mais informações: [email protected] ou 960 273 361.