twitter

SUST Turismo - Turismo sustentável promovido pelo Politécnico de Viana do Castelo além-fronteiras

SUST Turismo - Turismo sustentável promovido pelo Politécnico de Viana do Castelo além-fronteiras
Fotografia DR

Redação

Publicado em 10 de outubro de 2023, às 12:33

Projeto do IPVC centrado na responsabilidade e sustentabilidade no turismo é apresentado esta terça-feira em Cabo Verde

O Politécnico de Viana do Castelo coordena o projeto SUST Turismo, centrado na promoção do turismo sustentável e em formações inovadoras, orientadas para estudantes e profissionais já no ativo ligados ao setor do turismo em Angola e Cabo Verde. O projeto conta com mais de uma dezena de entidades envolvidas.

É apresentado, esta terça-feira, no Hotel Trópico, na cidade da Paia, em Cabo Verde, o projeto Responsabilidade e Sustentabilidade Turística (SUST Turismo), coordenado pelo Politécnico de Viana do Castelo e centrado no fortalecimento das relações entre as Instituições de Ensino Superior nacionais e o tecido social e económico angolano e cabo-verdiano.

SUST Turismo assenta numa nova forma de entender os modelos económicos e num novo paradigma de turismo, baseado na cooperação, sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente e às pessoas. Ao mesmo tempo, expressa o papel e a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior na formação de profissionais e empresários comprometidos com o crescimento económico inteligente e a sustentabilidade dos respetivos países.

Coordenado pelo Politécnico de Viana do Castelo, o SUST Turismo conta com a participação de mais uma dezena de Instituições de Ensino Superior e entidades ligadas ao setor do turismo espanholas, angolanas e cabo-verdianas. O encontro de kick off foi organizado pela Universidade Piaget e ISCEE de Cabo Verde e pelo IPVC.

A docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Helena Santos, explica que a mobilização de profissionais recém-formados nas Instituições de Ensino Superior “é fundamental para a geração e revitalização de um novo modelo de turismo sustentável, que promova proteção ambiental e cultural”.

Formar profissionais com competências empreendedoras, centradas na promoção dos produtos turísticos atrativos e localmente sustentáveis, faz parte de uma aposta crescente no turismo sustentável e é uma preocupação central do Politécnico de Viana do Castelo na elaboração dos ciclos de estudos dos seus cursos superiores associados à temática do Turismo.

Cuidado com o meio ambiente, digitalização e uso de tecnologias, proteção social e cultural das comunidades e identidades, gestão da diversidade, abordagem de género e inclusão serão as temáticas centrais a abordar pelo projeto.

O SUST Turismo, que é apresentado hoje, em Cabo Verde, insere-se no projeto Capacity Building, um dos eixos do Programa Erasmus +, centrado no apoio a países em desenvolvimento.