twitter

Barcelos assinalou Dia dos Castelos

Barcelos assinalou Dia dos Castelos
Fotografia DR

Redação

Publicado em 10 de outubro de 2023, às 10:42

Feito dos Alcaides de Faria foi o mote para as celebrações

  As celebrações do Dia Nacional dos Castelos, que se realizaram no último fim de semana no Castelo de Faria, em Barcelos, juntaram cerca de mil pessoas. A iniciativa, promovida pelo Município de Barcelos, pretendeu «dar alma e vida ao sítio e reviver o período medieval, numa altura em que se assinalam os 650 anos do Feito dos Alcaides. Neste âmbito, entre sexta-feira e domingo, o Castelo de Faria «virou laboratório de animação medieval, com experiências não só para a comunidade escolar como para a população em geral, que aderiu com entusiasmo à iniciativa».

 Em nota de imprensa, a autarquia sublinha que «os participantes puderam sentir o pulsar quotidiano da vida no castelo, aferir como eram as quintas de animais, participar nas oficinas medievais e usufruir de visitas guiadas dinamizadas pelo Gabinete de Arqueologia e Património Histórico do Município de Barcelos».

Puderam, igualmente, «assistir e experimentar alguns ofícios da época medieval, ver como se produzia o calçado, as armaduras dos cavaleiros em cota de malha e comoo ferreiro produzia as espadas e outros artefactos de ferro necessários ao dia a dia num castelo». Entretanto, e destinada ao público escolar, foi apresentada a peça relativa ao Feito dos Alcaides de Faria, encenada pela Companhia de Teatro de Santo Tirso, e que envolveu os alunos neste episódio da história nacional.

Já no sábado, comemorou-se a efeméride do Dia Nacional dos Castelos, estando em funcionamento as oficinas e representações do quotidiano medieval. Paralelamente, decorreu a experiência “Arqueólogo por um dia”, com visitas guiadas à estação, no decorrer da qual os arqueólogos do Gabinete de Arqueologia e Património Histórico do Município explicaram como se fazem as intervenções no terreno e desafiaram os participantes a ajudarem na manutenção das estruturas arqueológicas com limpezas sumárias, no aro da Idade do Ferro. No último dia, domingo, continuaram as visitas guiadas.