twitter

Essência Festival harmoniza Vinhos Verdes com criações de chefes de cozinha

Essência Festival harmoniza Vinhos Verdes com criações de chefes de cozinha
Fotografia Revista de Vinhos

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 22 de setembro de 2023, às 16:23

Certame com 40 produtores da região começa esta sexta-feira no Porto.

A harmonização das criações gastronómicas de conceituados chefes de cozinha com Vinhos Verdes é uma das iniciativas em destaque no Vinho Verde Essência Festival, certame que arranca esta tarde, no Jardim do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

Promovida pela Essência Company, com o patrocínio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o apoio da Câmara Municipal do Porto, esta realização conta com a participação de cerca de 40 produtores da região.

O primeiro banquete realiza-se hoje, a partir das 18h30, com a gastronomia de Rui Paula – “chef” com duas estrelas Michelin, no restaurante da Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira – a ser harmonizada com Vinhos Verdes selecionados pelo “sommelier” António Lopes, num evento com lotação já esgotada.

Amanhã, a gastronomia de Angélica Salvador (restaurante InDiferente, Porto) e Tiago Bonito (a preparar a abertura de dois novos restaurantes na Invicta) vai ser harmonizada com Vinhos Verdes escolhidos pelo “sommelier” Manuel Moreira.

Ao longo dos três dias, o programa alia vinhos, gastronomia e música, havendo atividades para toda a família. A programação arranca hoje, às 18h30, com a sessão “Mãos na Massa”, na qual Cristina Manso Preto ensina a fazer um prato, que vai ser harmonizado com um Vinho Verde. A oficina volta a acontecer às 20h00, com outra receita criativa, mas fácil de replicar em casa.

No tocante às sessões dedicadas aos vinhos, José João Santos fala de “Espumantes. Borbulhas gastronómicas com assinatura dos Verdes”, às 19h00; e de “Alvarinho. A casta que todos querem e que nos Verdes é top”, às 20h00.

A encerrar o primeiro dia, às 21h30, atuam os GNR.

Amanhã, dia 23 de setembro, o programa começa às 12h30, com a sessão “Mãos na Massa”, sendo que Cristina Manso Preto volta às 15h30 e às 17h30.

Segue-se, às 13h00, a prova comentada por Manuel Moreira intitulada “Rosés. Da piscina à mesa, a diversidade que os Verdes oferecem”, especialista que aborda a temática “Velhos são os trapos. Verdes que sabem evoluir ao longo do tempo”, às 16h00. Por seu turno, José João Santos fala dos “Tintos “trendy”. O potencial dos Verdes para a tentação do mercado”, às 15h00; de “Vinhão. Tintos tradicionais para apreciar sem preconceito”, às 17h00; e “Arinto ou Pedernã? Dois nomes para uma casta extraordinária”, às 19h00.

Num festival pensado para toda a família, às 14h30, decorre a Hora do Conto, na qual a escritora Vitória Alves apresenta “O Mistério da Meia Verde”. Às 15h30 começa a Oficina de Ilustração, com a ilustradora Cristina Valadas a propor “Personagens do Bosque Verde”. Os Azeitonas atuam às 21h30.

Domingo, 24 de setembro, há sessões com Cristina Manso Preto às 12h30, 14h30 e 16h30. A hora do conto está marcada para as 14h30, a escritora Adélia Carvalho a apresentar “O Feticeiro de Oz e a Cidade Verde”. Já a Oficina de Ilustração decorre às 15h30, com a ilustradora Anabela Dias a guiar os participantes pela “Construção de Personagens da Cidade Verde”.

No tocante às sessões dedicadas aos vinhos, António Lopes orienta a prova “Os Fora da Caixa. Verdes de curtimenta e outros”, às 13h00; os “Verdes com estágio em madeira”, às 16h00; e os “Verdes de granito. A solidez, nervo e mineralidade de brancos únicos”, às 20h00. Por seu turno, Manuel Moreira fala do “Loureiro. O perfume, subtileza e encantamento de uma estrela dos Verdes, às 15h00; e do “Avesso. O ressurgir de uma casta de bons pergaminhos”, às 17h00.

O programa musical inclui a atuação, às 18h00, da Roda de Samba Cravo & Canela.

O evento tem em funcionamento contínuo quatro restaurantes e vários espaços para petiscar.

O certame funciona esta sexta-feira das 17h00 às 24h00, amanhã das 12h00 às 24h00 e domingo das 12h00 às 22h00. O bilhete diário tem um custo de 10 euros por pessoa e pode ser adquirido aqui.