A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a aproveitar águas provenientes de nascentes da Serra do Carvalho, encaminhando-as para os depósitos existentes no quartel dos Bombeiros Voluntários. Segundo a autarquia, este procedimento vai permitir aproveitar águas que se perdiam, utilizando-as para a rega de espaços verdes e para abastecimento dos autotanques dos bombeiros para o combate a incêndios.
Quando o sistema de abastecimento de água da Póvoa de Lanhoso foi implementado, há mais de 10 anos, a água passou a ser proveniente da Barragem das Andorinhas e as referidas nascentes deixaram de ser aproveitadas, tendo também sido desativado o reservatório que existia no lugar do Horto, na entrada da vila. Atualmente, devido às alterações climatéricas, estamos cada vez mais sujeitos a sofrer períodos de escassez deste bem precioso, especialmente nas áreas urbanas, onde a população está a aumentar e, consequentemente, o consumo de água também.
«Será cada vez mais importante assegurar um abastecimento contínuo para todas as utilizações e a Câmara Municipal, atenta e pretendendo implementar uma política de gestão inteligente dos recursos hídricos, irá encaminhar essas águas, aproveitando-as também, de modo eficiente, evitando qualquer desperdício», suporta a atarquia.
Ainda segundo a mesma nota, trata-se de uma medida que irá também permitir à autarquia «poupar dezenas de milhares de euros e potenciar a utilização de água potável para o fim a que efetivamente se destina, sendo também um contributo para a redução da pegada hídrica de todos e para a preservação do nosso planeta». A edilidade lembra ainda a construção de um tanque de retenção de água para apoio às hortas comunitárias existentes nas imediações do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos.