twitter

Museu de Olaria recebe exposição “Carlos Barroco e o Artesanato Português”

Museu de Olaria recebe exposição “Carlos Barroco e o Artesanato Português”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 05 de julho de 2023, às 11:27

A Sala da Capela do Museu de Olaria tem patente, de 1 de julho a 1 de outubro, em Barcelos

Carlos Barroco (Lisboa, 1946-2015) foi uma figura multifacetada e com múltiplos interesses, ficando sobretudo conhecido enquanto artista plástico e galerista. Em 1985, fundou a galeria Novo Século, que lhe permitiu dedicar-se profissionalmente ao que realmente lhe interessava: a expressão artística nas suas múltiplas vertentes, da arte popular à contemporânea, do trabalho manual à produção industrial.


Nesta exposição, que é também uma homenagem à vida e obra de Carlos Barroco, destaca-se a relevância do seu contributo para o campo do artesanato português, salientando a validade da sua abordagem e perspetiva. Dá-se a conhecer uma parte significativa da sua coleção de figurado de barro, a par de um pequeno conjunto de obras por si produzidas – onde se detetam claras referências à arte popular – e de alguma documentação visual que realizou durante as visitas que fazia aos artesãos. A sua dedicação ao artesanato português resultou, para além da constituição de uma coleção composta sobretudo por figurado de barro, num conjunto de textos, exposições, fotografias e vídeos que hoje constituem valiosos documentos textuais e visuais sobre esta área. 



A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.