twitter

Tempo. Chuva continua a ameaçar no início da semana

Tempo. Chuva continua a ameaçar no início da semana
Fotografia Diana Carvalho

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 05 de junho de 2023, às 08:43

A semana volta a começar com a chuva a ameaçar aparecer durante o dia.

A semana volta a começar com a chuva a ameaçar aparecer durante o dia. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros a partir da tarde, em especial no interior Norte, Centro e Alto Alentejo, onde poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu esta segunda-feira vai apresentar-se pouco nublado, «apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira». A partir do meio da manhã, vai registar-se um aumento de nebulosidade, em especial no interior, «com ocorrência de aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada no Norte, Centro e Alto Alentejo».

O vento vai soprar «fraco, soprando moderado (20 a 35 km/h) de norte/noroeste durante a tarde no litoral a norte de Sines e nas terras altas, sendo temporariamente do quadrante sul no Algarve». A previsão do tempo aponta também para neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral a norte do Cabo Raso.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste inferiores a um metro, bem como uma temperatura entre os 17 e os 19º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas do quadrante sul inferiores a um metro, assim como uma temperatura entre os 19 e os 21º Celsius.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 27º Celsius e uma mínima de 15ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 22ºC, com a mínima a rondar os 15ºC.