twitter

Tempo. Semana começa com chuva

Tempo. Semana começa com chuva
Fotografia Nuno Cerqueira/Arquivo DM

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 29 de maio de 2023, às 08:53

A chuva mantém-se esta segunda-feira.

A última semana de maio vai começar com chuva. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, nas regiões Norte e Centro, o céu esta segunda-feira vai apresentar-se geralmente muito nublado. Vão ocorrer aguaceiros, «em especial durante a tarde, e que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada no interior».

O vento nestas regiões vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste». Há também a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Já na região Sul, o céu vai mostrar-se muito nublado durante alguns períodos. Vão ocorrer aguaceiros, «mais prováveis durante a tarde, sendo mais intensos nas serras algarvias, onde poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada». O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste». Há ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste inferiores a 1 metro, bem como uma temperatura entre os 16 e os 19º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sudoeste inferiores a um metro, assim como uma temperatura entre os 19 e os 20º Celsius.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 21º Celsius e uma mínima de 15ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 19ºC, com a mínima a rondar os 14ºC.