twitter

Viana do Castelo aprova Contas de 2022 com «resultado extremamente positivo»

Viana do Castelo aprova Contas de 2022 com «resultado extremamente positivo»
Fotografia CM Viana do Castelo

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 29 de abril de 2023, às 10:48

O presidente da Câmara Municipal acredita que os números apresentados transmitem «confiança para o futuro».

A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta sexta-feira à noite, o Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2022. Em comunicado, a autarquia vianense refere que o documento evidencia um resultado «extremamentre positivo».

Sergundo o município, o Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2022 demonstra a maior capacidade de execução registada pelo município, de 80,55 milhões de euros. Destaca ainda um forte incremento no Investimento Direto, «que atingiu o montante mais elevado de sempre, ascendendo a 20 milhões de euros». Este resultado no Investimento Direto representa um aumento relativamente ao ano anterior de 13,2% e uma recuperação na Poupança Corrente de 5,1 milhões de euros relativamente a 2021 (mais 34%).

O documento, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, realça «a relevante capacidade» de captação de Fundos Comunitários, que atingiu também o maior valor de sempre (8,5 milhões de euros), permitindo «garantir o maior investimento direto de sempre, mais de 20,03 milhões de euros, e para a qual muito contribuiu a poupança corrente na grandeza de 14,9 milhões de euros».

Na nota, a autarquia sublinha ainda «o maior exercício financeiro de sempre», que permitiu a maior capacidade de execução já registada pela Câmara (80,55 milhões de euros), num aumento de 5,6% comparativamente a 2021». Na Assembleia Municipal, Luís Nobre referiu que este é «um resultado extremamente positivo dentro do que foi a perspetiva do início do ano de 2022», ainda marcado pelas consequências da pandemia de Covid-19 e que «foi confrontado com um conflito militar em pleno coração da Europa, o que impactou todas as instituições».

A receita do município em 2022 fixou-se nos 80,87 milhões de euros, com um aumento de 5,9%, ou seja, mais 4,5 milhões. O documento destaca uma «origem positiva heterogénea, nomeadamente no IMT, com mais 43,5%, no IUC, com mais 4%, na Derrama, com mais 139,3% e no IMI com mais 3,6%». A receita da Derrama, em 2022, registou um aumento de 3,148 milhões de euros em relação ao ano anterior, voltando aos valores pré-pandemia. Para Luís Nobre, estes números «demonstram o rigor da gestão municipal» e transmitem confiança para o futuro.

O documento indica também uma performance operacional e de concretização nas Grandes Opções do Plano de 16,9% na Habitação e Urbanização, 13,8% na Coesão Territorial, 13,8% na Educação, 10,3% no
Ambiente e Qualidade de Vida, 8,5% no Desporto e Tempos Livres, 7,2% na Cultura e 6% no Desenvolvimento Económico. O município refere que os números demonstram «uma trajetória de apoio e mitigação às adversidades económicas e sociais dos vianenses, bem como um modelo de desenvolvimento de e voltado para o futuro».