twitter

Morreu João Bonifácio Serra, antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães

Morreu João Bonifácio Serra, antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães
Fotografia CM Guimarães

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 20 de abril de 2023, às 15:20

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães expressa a sua consternação numa nota de pesar.

João Bonifácio Serra morreu esta quarta-feira, dia 19 de abril, em vésperas de completar 74 anos de idade. Numa nota de pesar, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo falecimento do antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.

João Bonifácio Serra nasceu em Caldas da Rainha, em 22 de abril de 1949. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974.

João Serra teve uma longa carreira docente no ensino secundário e superior. Foi professor em Caldas da Rainha, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. Foi membro da primeira comissão instaladora da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, tendo participado na criação dos cursos de mestrado em Gestão Cultural, de que foi coordenador, e da licenciatura em Programação e Produção Cultural. Foi ainda Professor Coordenador do Politécnico de Leiria, e participou em vários projetos de planeamento e intervenção cultural em municípios como Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Peniche.
 
Entre 1996 e 2006, João Serra foi Consultor, Assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, tendo recebido diversas condecorações estrangeiras e portuguesas, destacando-se os títulos de Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Desde 2011, que é membro do Conselho Nacional das Ordens Honoríficas Nacionais. Recentemente, João Serra assumiu um papel de coordenação da candidatura de Leiria a capital europeia da cultura no âmbito da ‘Rede de Cultura 2027’.

João Serra teve um papel fundamental na organização e programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, tendo desempenhado funções na Fundação Cidade de Guimarães como Vogal Executivo do Conselho de Administração, entre 2009 e 2011, e como seu Presidente e Programador da Área do Conhecimento, entre 2011 e 2013. Foi esse trabalho em prol de Guimarães, e da Cultura, que foi reconhecido, em 24 de Junho de 2013, quando lhe foi atribuída a Medalha da Cidade em Ouro pelo reconhecimento e pela forma determinada que fez dele um dos rostos principais de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. Com João Serra, os vimaranenses sentiram que o evento lhes pertencia, recuperando assim a credibilidade junto de parceiros institucionais, artistas, criadores e programadores.

Domingos Bragança expressa em nota de pesar a sua consternação pelo falecimento de João Serra, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.