twitter

Tempo. Temperatura volta a subir no início da semana

Tempo. Temperatura volta a subir no início da semana
Fotografia Diana Carvalho

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 17 de abril de 2023, às 08:42

A temperatura máxima pode chegar aos 30ºC em Braga esta segunda-feira.

A temperatura começou a subir este fim de semana e há uma nova subida esta segunda-feira, em especial nas regiões Norte e Centro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda para o início desta semana céu pouco nublado ou limpo e vento do quadrante leste, rodando para o quadrante norte na faixa costeira ocidental durante a tarde.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu esta segunda-feira vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, «apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas nas regiões Norte e Centro». O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, temporariamente de norte/noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até ao meio da manhã e no fim do dia».

A previsão do tempo para esta segunda-feira aponta também para uma pequena subida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral. No entanto, continua a registar-se um acentuado arrefecimento noturno.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com um a 1,5 metros, «aumentando para 1,5 a dois metros durante a tarde», bem como uma temperatura entre os 15 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas de sueste com um metro, assim como uma temperatura entre os 16 e os 18º Celsius.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 30º Celsius e uma mínima de 10ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 27ºC, com a mínima a rondar os 13ºC.