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Norte de Portugal e Galiza perspetivam cluster de turismo transfronteiriço

Norte de Portugal e Galiza perspetivam cluster de turismo transfronteiriço
Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2023, às 23:29

Para ganhar escala no mercado internacional.

O Norte de Portugal e a Galiza estão a trabalhar com vista à criação de um cluster transfronteiriço de turismo, que permita aos dois territórios apresentarem-se em conjunto de forma mais competitiva no mercado internacional.

A revelação é feita pelo presidente do Clúster de Turismo de Galicia, que dá conta da vontade dos dois lados da fronteira de implementarem uma estrutura que possibilite a rentabilização do ponto de vista turístico da ideia “dois países, um destino”.

Cesáreo González Pardal afirma que esta é uma opção muito atrativa para mercados como o dos Estados Unidos da América, permitindo a conquista de mais turistas a nível internacional.

 

Este projeto tem vindo a ser trabalhado, aventando-se a possibilidade de haver uma candidatura ao Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP).

O avanço da nova estrutura representaria o aprofundamento das boas relações existentes entre entidades públicas e privadas dos dois lados da fronteira, traduzindo a importância que o turismo de proximidade tem para ambos os territórios.

No caso da Galiza, o turismo representa 11% do PIB e 12% do emprego, havendo uma aposta na estruturação do setor, através da criação do Clúster de Turismo de Galicia. Esta é uma entidade que representa «toda a cadeia de valor» do setor, desde agências de viagem, alojamento, restauração, adegas, embarcações de turismo náutico a taxistas. 

«Começámos em 2013 com 11 associações e atualmente somos 66, representando mais de 8 mil empresas turísticas galegas», revela ao Diário do Minho.

Este responsável explica que o objetivo é ter o setor unido para que possa colaborar com a administração pública na definição dos planos estratégicos e na promoção do território. C

esáreo González Pardal refere que entre as preocupações do setor estão combater a sazonalidade e promover a distribuição territorial dos visitantes, para que não se concentrem sempre nos mesmos locais na mesma época do ano. 

Território autêntico espera visitantes

Apresentando produtos diferenciadores, a Galiza está a apostar na promoção como um destino sustentável, numa iniciativa do Clúster de Turismo de Galicia, com o apoio da Xunta da Galicia. 

Seguindo um modelo de turismo alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, esta marca assume o compromisso com o meio ambiente, minimizando o impacto do turismo na natureza, através de boas práticas de preservação da biodiversidade e de luta contra as alterações climáticas. Outro dos pilares deste programa é o compromisso com o local, impulsionando o desenvolvimento económico e social das localidades, respeitando a cultura e as tradições das populações. 

As empresas apostam, assim, em produtos quilómetro zero, promovendo a Galiza mais genuína. Este movimento está a levar uma nova dinâmica às áreas rurais, impulsionando o surgimento de projetos empresariais que valorizam a qualidade. Tendo em conta os laços que unem os galegos e os minhotos, os responsáveis pela afirmação da Galiza como destino sustentável esperam atrair estes visitantes, levando-os à descoberta de áreas menos conhecidas do território. 

Potenciar recursos locais

 

Potenciar os recursos locais para atrair mais visitantes ao território é a aposta da Xunta de Galicia, através de planos de sustentabilidade centrados no litoral, na enogastronomia e no setor termal, contemplados com verbas europeias, anunciou a diretora do Turismo de Galicia, Nava Castro.