As plataformas digitais Waze e Vosp.pt juntaram-se no desenvolvimento de um 'site' que permite identificar os postos de combustível da rede de emergência e a sua disponibilidade.
Claro que todos esperam que não haja greve,
marcada para a próxima segunda-feira, mas caso o acordo não chegue o mundo digital prepara ajuda.
«O que nós fizemos foi identificar todos os postos que vão funcionar com um sistema de REPA [Rede de Emergência de Postos de Abastecimento] e REPA SOS [para veículos prioritários], para o caso desta paralisação dos motoristas de mercadorias e matérias perigosas», disse António Antunes, da Waze.
A cibernauta apenas tem que aceder a
https://janaodaparaabastecer.vost.pt/, e também dentro da aplicação Waze.
«Assim torna-se mais fácil para que os utilizadores, no seu dia-a-dia, encontrem mais facilmente os postos que estão disponíveis para fazer a venda de combustível caso a paralisação dos motoristas avance», considerou o responsável.
O 'site' vai também indicar se ainda estará disponível combustível em cada posto da rede de emergência.
«Iremos depois indicar se esses postos de combustível, caso isso chegue a um extremo, têm ou não têm combustível, ou se já esgotaram o combustível. Isso é uma informação que é importante, as pessoas escusam de fazer fila ou deslocarem-se para um posto que já está fechado», destacou.
Recorde-se que o
Governo decretou na quarta-feira serviços mínimos entre 50% e 100% para a greve dos motoristas de mercadorias que se inicia na segunda-feira, por tempo indeterminado.
Autor: Nuno Cerqueira