O SEF admite que vão existir sempre filas e tempos de espera nos postos de fronteira dos aeroportos em alguns dias da semana, apesar de as equipas trabalharem para melhorar a situação. As declarações foram avançadas pelo inspetor-chefe José Aleixo, na sequência da entrada em vigor em Lisboa do plano de contingência que prevê mais meios humanos e eletrónicos nos aeroportos nacionais.
"O fluxo de passageiros é sempre elevado, vão sempre existir tempos de espera e filas, mas estamos a trabalhar para melhorar", refere. José Aleixo adianta ainda que hoje houve um reforço de quatro pessoas do SEF no turno da manhã e haverá mais quatro no da tarde.
Segundo o inspetor-chefe do SED, entre as 05:20 e as 09:00 de hoje chegaram 25 voos com mais de quatro mil pessoas ao aeroporto de Lisboa. O responsável revela também que este verão "vai superar o verão de 2019". "Estamos a trabalhar para que o tempo de espera dos passageiros não seja tão elevado. Mas vão haver sempre filas, mesmo que tenhamos as 16 posições abertas e mais outras quatro numa área mais pequena (...) onde desembarcam voos de estados terceiros, como da América do Norte e do Reino Unido", explica.
Acerca do reforço de meios previsto no plano de contingência para os aeroportos nacionais, o representante afirma que os 102 efetivos previstos para reforçar o aeroporto de Lisboa vão entrando de forma progressiva, até dia 04 de julho, e que a parte operacional do SEF "fará o melhor para otimizar esses recursos".
O plano de contingência nacional para os aeroportos prevê um reforço gradual até ao dia 4 de julho de 238 elementos do SEF e da PSP durante os meses de verão, mais 82% do que o efetivo atual nos postos de fronteira. Trata-se de um total de 529 elementos para fazer controlo de fronteiras aos passageiros provenientes de voos de países fora da União Europeia, com um reforço de 102 efetivos em Lisboa, 48 no Porto, 45 em Faro, 24 no Funchal, 11 em Ponta Delgada e um em Porto Santo.
O plano para os meses de junho a setembro contempla também várias soluções tecnológicas para o aeroporto de Lisboa, como é o caso do reconhecimento eletrónico. Estão ainda a ser criados uma equipa de controlo móvel reforçada com tecnologia ‘SEFMobile’ (app no telemóvel para controlo de fronteiras desenvolvida pela SEF) e um projeto-piloto para controlo antecipado de fronteiras, através de sistema de pré-registo por parte dos passageiros, bem como alargamento da utilização das e-gates (permitem o processamento e leitura mais rápidos dos passaportes com dados biométricos) a outras nacionalidades com baixo risco migratório, nos meses de verão.
Autor: Redação/Lusa