twitter

Portugal envia esta semana mais medicamentos e componentes sanguíneos

Portugal envia esta semana mais medicamentos e componentes sanguíneos
Fotografia

Publicado em 08 de março de 2022, às 10:55

Portugal vai enviar esta semana para a Ucrânia medicamentos no valor de cerca de 200 mil euros.

Doação feita por empresas farmacêuticas e componentes sanguíneos de dadores portugueses, informação avançada hoje à Lusa pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Esta é a segunda remessa de ajuda humanitária enviada por Portugal, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

“Durante esta semana, quarta ou quinta-feira, sairá um contingente privado no valor aproximado de 200 a 250 mil euros e que contempla igualmente soros, antibióticos, analgésicos, corticosteroides que foram doados por diferentes casas farmacêuticas”, adiantou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Ao nível do Estado, será enviado até quarta-feira de manhã 500 unidades de plasma fresco congelado de quarentena, 2.000 unidades de plasma tratado por solvente detergente do grupo A e 10.000 unidades de albumina humana, adiantou António Lacerda Sales.

Estes componentes sanguíneos são provenientes de dadores de sangue portugueses e destinam-se fundamentalmente para ajudar situações de politraumatizados e queimados, referiu o governante.

“Este tipo de doações, quer as públicas, quer as privadas são feitas ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e outras doações provavelmente surgirão”, disse, explicando que “é um processo muito dinâmico e muito ajustável em função daquilo que são as necessidades”.


Autor: Redação/Lusa