twitter

Marcelo encerra hoje comemorações junto da comunidade portuguesa em Andorra

Marcelo encerra hoje comemorações junto da comunidade portuguesa em Andorra
Fotografia

Publicado em 12 de junho de 2022, às 12:26

O Presidente da República regressa ainda hoje a Lisboa para assistir às marchas populares de Santo António.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encerra hoje as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com um encontro com portugueses residentes em Andorra e com os governantes do principado.

O chefe de Estado português vai chegar pelas 14:30 (13:30 em Lisboa) à Plaza Lídia Armengol, a praça do parlamento de Andorra, onde se vai encontrar com os copríncipes e com a ministra dos Negócios Estrangeiros do principado.

Depois de uma visita à sede do Governo de Andorra, Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se até ao Parque Central de Andorra-a-Velha, onde vai intervir, seguindo-se um convívio com portugueses residentes no principado.

O Presidente da República regressa depois a Lisboa para assistir às marchas populares de Santo António.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou as comemorações do 10 de Junho em Braga. No seu discurso, o chefe de Estado elogiou o povo português, “a arraia-miúda” que construiu Portugal e que se espalhou pelos oceanos e que “se desdobrou em dois” na independência do Brasil.

“É o povo português a razão de sermos o que somos e como somos, de sermos Portugal, viva o povo português, vivam os portugueses de ontem, de hoje e de sempre onde quer que façam Portugal. Viva o nosso querido Portugal”, declarou o chefe de Estado, na cerimónia militar comemorativa do 10 de Junho, na Avenida da Liberdade, em Braga.

Durante a tarde de sexta-feira, o Presidente da República viajou para Londres, para uma visita de dois dias, onde fez um elogio à comunidade portuguesa que vive no Reino Unido: “Depois de esta manhã, em Braga, em que centenas de milhares de portugueses, sobretudo do Minho, mas de todo o Norte, se reuniram para celebrar o Dia de Portugal, é impressionante que agora, aqui, em Londres, tenhamos aqui tantos portugueses da comunidade mais jovem que possuímos espalhada pelo mundo”.


Autor: Redação/Lusa