twitter

Marcelo enaltece os "muitos Portugais" que não podem ser discriminados

Marcelo enaltece os "muitos Portugais" que não podem ser discriminados
Fotografia

Publicado em 10 de junho de 2018, às 15:43

A cerimónia do Dia de Portugal decorreu no centro de Ponta Delgada e contou com mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teceu hoje elogios aos "muitos Portugais" que garantem "riqueza" ao país e frisou que não pode ser tolerada discriminação nesta diversidade identitária.

No discurso do 10 de Junho, nos Açores, o chefe de Estado valorizou "um só Portugal" que existe, mas que é "feito de muitos Portugais, que podem e devem ser diversos".

"Não toleraremos que [os vários Portugais] sejam discriminados naquilo que de essencial assinala o estatuto da nossa cidadania cívica, económica, social e cultural", sublinhou.

"Nestes Açores justamente diferentes e autónomos", o chefe de Estado valorizou aqueles que "por todo o mundo constroem dia após dia" a região autónoma e Portugal.

Os "compatriotas" da América do Norte, "tantos e tantos" partidos dos Açores e "para sempre ligados" ao arquipélago foram também lembrados na intervenção do Presidente da República.

"Estas ilhas são, também elas, testemunho vivo de uma saga (...) convidam a novos horizontes, mais esperança", assinalou ainda.

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se iniciaram no sábado, vão ainda estender-se a Boston e Providence, nos Estados Unidos da América, para onde partem esta tarde o Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa.

Ao final da tarde irá decorrer a cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Municipal ('City Hall') de Boston, onde terão lugar várias iniciativas promovidas por associações da comunidade portuguesa e lusodescendente do Estado norte-americano de Massachusetts, designadamente o 'Boston Portuguese Festival'.

As cerimónias terminam com um espetáculo de luzes e fogo no rio da baixa de Providence (Rhode Island), organizado pela comunidade portuguesa.


Autor: Lusa