twitter

Mais de 60 concelhos de 10 distritos em perigo máximo de incêndios

Mais de 60 concelhos de 10 distritos em perigo máximo de incêndios
Fotografia

Publicado em 22 de julho de 2022, às 10:42

Perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira.

Mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam esta sexta-feira perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Vários outros concelhos de todos os distritos de Portugal continental apresentam em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira. Às 07h00 desta sexta-feira, mais de 700 operacionais combatiam 21 incêndios - entre fogos em curso, resolução e conclusão - em Portugal continental, com o auxílio de 216 veículos.

A situação de alerta devido aos incêndios florestais terminou esta quinta-feira. Segundo o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, para esta decisão foi tida em conta a baixa média da temperatura entre cinco e 10 graus e o aumento da humidade entre 10% e 20% e depois de ouvidos também os ministros da Defesa, Ambiente, Agricultura, Saúde, ANEPC e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais. O responsável explica que, a partir de agora, as restrições passam a ter um caráter regional e de acordo com a classificação de perigo de incêndio rural. Para além destes avisos, o IPMA mantêm ainda Bragança e Guarda sob aviso laranja e Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, com aviso amarelo devido ao calor.
Autor: Redação/Lusa