twitter

Governo estende comparticipação de testes até ao final de julho

Governo estende comparticipação de testes até ao final de julho
Fotografia

Publicado em 30 de junho de 2022, às 16:59

Estão disponíveis, no âmbito do regime, 1 502 farmácias e 718 laboratórios em todo o país

O Governo estendeu o prazo de comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional à Covid-19 prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde até ao final de julho, avançou o Ministério da Saúde. No âmbito do "regime excecional e temporário", estão disponíveis 1 502 farmácias e 718 laboratórios em todo o país.

“A portaria que estabelece o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional prescritos pelo SNS e realizados nas farmácias de oficina será prorrogada até ao final do mês de julho”, revela o Ministério da Saúde à Lusa. Na anterior portaria, assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, a medida era aplicada até esta quinta-feira e justificada com a incidência muito elevada da pandemia de Covid-19, de modo a referenciar pessoas sintomáticas e detetar precocemente casos confirmados.

No âmbito deste regime, os testes rápidos de antigénio estão disponíveis em 1 502 farmácias e 718 laboratórios do país, segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed). Os testes podem também ser realizados gratuitamente em 148 estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde. Segundo a anterior portaria, o preço máximo para efeitos de comparticipação é de dez euros.


Autor: Redação/Lusa