O requerimento foi feito pelo Partido Chega e aprovado esta quarta-feira por unanimidade, avança à Lusa o presidente da comissão, António Maló de Abreu, acrescentando que a audição «deverá realizar-se em janeiro». Fernando Araújo está em funções desde o início de novembro e os deputados querem ouvir o diretor executivo sobre as suas competências, assim como sobre «a coordenação da Direção Executiva com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Administração Regional de Saúde (ARS) e a tutela», lê-se no requerimento do grupo parlamentar.
Os objetivos, visão estratégica e organograma da nova Direção Executiva, assim como a gestão orçamental e o plano de ação a curto, médio e longo prazo para os problemas do SNS são outros dos assuntos sobre os quais os deputados querem ouvir o novo responsável.
O Chega recorda que o Presidente da República «promulgou com reservas o diploma, nomeadamente pela aparente sobreposição de competências, como por exemplo as competências sobre os agrupamentos de centros de saúde, atualmente das ARS [administrações regionais de saúde], mas que irão passar, pelo menos parcialmente, para as CCDR» (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional).
Autor: Redação/Lusa