twitter

Dia Nacional das Bandas Filarmónicas assinalado hoje em Lisboa com "Carmina Burana"

Dia Nacional das Bandas Filarmónicas assinalado hoje em Lisboa com "Carmina Burana"
Fotografia

Publicado em 01 de setembro de 2018, às 10:17

Dia celebrou-se, pela primeira vez, em 2013.

A cantata “Carmina Burana”, de Carl Orff, para banda sinfónica e coro, é a obra que preenche, hoje e domingo, dois concertos a realizar na Aula Magna, em Lisboa.

A interpretar os concertos comemorativos do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, que se assinala hoje, vão estar a banda dos bombeiros de Loures, os coros emCANTUS – Associação Coral de Odivelas e Camerata Vocal de Torres Vedras, bem como a soprano Carla Caramujo, o tenor Carlos Guilherme e o barítono Armando Possante, sob direção musical de Jorge Camacho, divulgou a Fundação Inatel, promotora da iniciativa, em meados de agosto.

O primeiro concerto realiza-se às 21:30 e o segundo às 17h00, tendo ambos entrada livre.

O Dia Nacional das Bandas Filarmónicas celebrou-se, pela primeira vez, em 2013, por iniciativa do então secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, aprovada em Conselho de Ministros.

“Embora simbólica”, a iniciativa foi uma “forma de reconhecimento” e de “validação” do trabalho desenvolvido pelas bandas filarmónicas em Portugal ao longo de décadas, como a definiu, na altura, o secretário de Estado.

Em 2013, Portugal contava com 720 Bandas Filarmónicas, 1.200 escolas de música, 50 orquestras ligeiras e 900 agrupamentos corais. Um total superior a 250 mil pessoas, na maioria jovens, praticava música com regularidade em associações culturais.

Também hoje, vai ser apresentado oficialmente o processo de candidatura das Bandas Filarmónicas Civis à lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), no Teatro da Trindade, em Lisboa, às 17h00.


Autor: Lusa