twitter

Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à possibilidade de trovoadas

Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à possibilidade de trovoadas
Fotografia

Publicado em 24 de agosto de 2022, às 11:10

Aviso mantém-se até às 18h00.

Dez distritos de Portugal continental estão até às 18h00 desta quarta-feira sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros, com possibilidade de queda de granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). São eles Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo até às 18h00 os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco. Neste caso, o aviso é emitido por causa do tempo quente com persistência de valores elevados da temperatura máxima.

De acordo com uma nota do instituto, nos próximos dias vão registar-se valores de temperatura acima dos valores normais para a época nas regiões do interior, apesar de estar prevista uma descida da temperatura esta quarta-feira, que será mais acentuada no litoral oeste. Na quinta e sexta-feira está prevista uma subida gradual da temperatura no litoral Norte e Centro e no Algarve.

A situação meteorológica, explica o IPMA, deve-se “à ação conjunta de um anticiclone localizado a norte do arquipélago dos Açores, por uma depressão de origem térmica sobre a Península Ibérica e por uma depressão em altitude que atravessará [hoje] o território do continente”.


Autor: Redação/Lusa