O número de concelhos em risco elevado e muito elevado de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 aumentou esta semana de 29 para 47, estando em risco extremo Marvão e Pampilhosa da Serra, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado avança que Marvão entrou esta semana para o risco extremo de infeção, com uma incidência acumulada a 14 dias (entre 28 de outubro e 10 deste mês) de 1.770 casos, mantendo-se nesta categoria o concelho de Pampilhosa da Serra (1.612).
O risco extremo de infeção ocorre quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes.
Nos concelhos em risco muito elevado, ou seja, com uma incidência de entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes, regista-se um aumento de cinco para oito numa semana. Alpiarça (587), Golegã (889), Mirando do Corvo (590), Penamacor (487), Penedono (637), São João da Pesqueira (666), Vila Nova da Barquinha (570) e Vila Velha do Ródão (509) são os concelhos agora em risco muito elevado de infeção.
Também a subir estão os concelhos em risco elevado (entre 240 e 479,9 casos por 100 mil habitantes a 14 dias), já que o boletim contabiliza hoje 39 concelhos nessa categoria, enquanto no relatório anterior eram 24.
A maioria dos concelhos que estão no ‘vermelho’ pertencem aos distritos de Viseu, Bragança, Castelo Branco, Aveiro e Évora.
Segundo o boletim, entre os 120 e os 239,9 casos por 100 mil habitantes a 14 dias estão 81 concelhos, mais 23 do que na semana anterior.
Com uma incidência de zero casos estão agora 17 concelhos, menos seis do que o registado pela DGS há sete dias.
Autor: Redação / Lusa
Concelhos em risco elevado e muito elevado aumentaram esta semana para 47

Fotografia
Publicado em 12 de novembro de 2021, às 16:19