De acordo com o IPMA, até terça-feira o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica. Por causa da depressão, está previsto o transporte de poeiras em suspensão na atmosfera sobre o continente provenientes do norte de África, que deverão ter baixa concentração, mas podem aumentar temporariamente entre o final do dia de sábado e domingo.
A partir desta sexta-feira está também previsto um aumento da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Algarve no fim do dia. No sábado, os aguaceiros serão na região sul, podendo estender-se à região centro a partir da tarde. No domingo, os aguaceiros serão fracos e pouco frequentes, voltando a aumentar a frequência na segunda e terça-feira, podendo nestes dias ocorrer também na região Norte. “Esta situação meteorológica tem alguma incerteza associada devido principalmente à posição da referida depressão. Salienta-se que o regime de aguaceiros pressupõe precipitação intermitente e dispersa, tanto a nível espacial, como a nível temporal”, refere o IPMA em comunicado.
Quanto às temperaturas, o IPMA indica que irá sofrer pequenas variações, com os valores da mínima entre 8 e 13 graus Celsius no litoral e entre 6 e 9 graus no interior, sendo ligeiramente mais baixas, entre 3 e 6ºC, no interior Norte e Beira Alta. Os valores da temperatura máxima serão superiores ao normal para a época do ano, situando-se entre 17 e 24 graus na maioria do território continental.
O vento será fraco a moderado, soprando moderado a forte no Algarve sábado e nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul. O IPMA prevê ainda agitação marítima, com ondas de sueste na costa sul do Algarve com um a dois metros, sendo entre dois a 2,5 metros hoje e sábado.
Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas. Na segunda e terça-feira, a probabilidade para que ocorra precipitação diminui e os aguaceiros, a ocorrerem, serão de um modo geral fracos. Está também previsto vento moderado a forte e temperaturas máximas entre os 16 e os 22.
Nos Açores, entre esta sexta-feira e segunda-feira prevê-se nebulosidade mas alternando com abertas em todas as ilhas, não se esperando, precipitação significativa. Na terça-feira de Carnaval, a “aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, com deslocamento lento e com atividade moderada” vai afetar o estado do tempo em todas as ilhas, começando pelas ilhas do Grupo Ocidental e estendendo-se gradualmente pelo restante Arquipélago. Assim, é aguardado um aumento da nebulosidade com períodos de chuva fraca passando a aguaceiros fracos e, apenas nas ilhas Fores e Corvo, um ligeiro aumento da intensidade do vento. As temperaturas máximas vão variar entre os 15ºC a 17ºC.
Autor: Redação/Lusa