twitter

Bruxelas propõe reabertura gradual das fronteiras externas a partir de 1 julho

Bruxelas propõe reabertura gradual das fronteiras externas a partir de 1 julho
Fotografia

Publicado em 10 de junho de 2020, às 13:36

A Comissão Europeia espera que se materialize até 1 de julho (data em que está prevista a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, das últimas a serem levantadas).

A Comissão Europeia vai propor ainda esta semana uma reabertura “gradual e parcial” das suas fronteiras externas, encerradas desde março, a partir de 01 de julho, revelou hoje o chefe da diplomacia da UE.

Durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, o Alto Representante da UE para a Política Externa e vice-presidente do executivo comunitário Josep Borrell adiantou que o colégio da Comissão Europeia vai adotar ainda na semana em curso uma proposta com vista ao início do levantamento das restrições de viagens desde países terceiros a partir de 1 de julho, data em que Bruxelas espera que já todas as fronteiras internas da União tenham sido reabertas.

Borrell antecipou que a proposta de reabertura gradual das fronteiras externas da União prevê que esta comece a ser aplicada a “certos países terceiros, tendo em conta princípios e critérios" acertados e coordenados com os Estados-membros.

O chefe da diplomacia europeia reiterou que o processo de abertura das fronteiras externas só deve ter início uma vez levantadas todas as restrições internas, o que a Comissão Europeia espera que se materialize em 01 de julho (data em que está prevista a reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, das últimas a serem levantadas).
Autor: Pedro Vieira da Silva / Lusa