twitter

Agência Portuguesa do Ambiente alerta para fraca qualidade do ar devido a nuvens de poeira

Agência Portuguesa do Ambiente alerta para fraca qualidade do ar devido a nuvens de poeira
Fotografia

Publicado em 15 de março de 2022, às 16:11

Crianças e idosos devem evitar circular na rua.

A Agência Portuguesa do Ambiente alertou hoje para uma situação de fraca qualidade do ar devido a elevados níveis de partículas inaláveis devido às nuvens de poeira vindas do Norte de África e que estão a atravessar Portugal continental.

“Está a ocorrer uma intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África originado uma situação de fraca qualidade do ar com elevados níveis de partículas inaláveis (PM10)”, refere a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em comunicado.

A APA avança que a ocorrência começou ao início da manhã de hoje na região do Norte, prevendo-se que se estenda às regiões do Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, com um agravamento para quarta-feira a todo o território continental.

Segundo a APA, as nuvens de poeira devem diminuir de intensidade a partir de quinta-feira.

A APA explica que este é “um fenómeno que ocorre quando a massa de ar contendo elevadas concentrações de poeiras é transportada a grandes distâncias de regiões áridas e semiáridas, podendo atingir altitudes mais baixas, chegando ao nível do solo, como é o caso situação que está já a ocorrer na região Norte interior do país”.

A Agência Portuguesa do Ambiente indica também que “este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção-geral da Saúde”.


Autor: Redação/Lusa