twitter

Vereador da Cultura de Guimarães suspende mandato para ser deputado

Vereador da Cultura de Guimarães suspende mandato para ser deputado
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 02 de junho de 2025, às 16:13

Proposta de suspensão do mandato autárquico foi aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

O vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, suspendeu o mandato para assumir o cargo de deputado na Assembleia da República, para o qual foi eleito nas eleições legislativas de 18 de maio.

A proposta de suspensão do mandato autárquico foi hoje aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

O autarca, eleito nas listas do PS, toma posse como deputado na terça-feira, dia da primeira reunião da Assembleia da República.

O vereador da Cultura de Guimarães justifica a saída do executivo por “entender que o exercício pleno de funções autárquicas necessita de exclusividade e atenção única”.

“Só tomando esta opção sinto estar a cumprir com o compromisso para com os eleitores, por respeito aos vimaranenses, especialmente pelo facto de o senhor presidente de câmara me ter delegado, a 21 de outubro de 2021, um conjunto alargado de competências que, uma vez tomada posse na Assembleia da República, não serei capaz de continuar a exercer com o zelo e dedicação com que procurei fazê-lo ao longo destes quatro anos”, lê-se na proposta.

Paulo Lopes Silva agradeceu a confiança depositada em si e os últimos quatro anos em que exerceu a função de vereador.

“Em primeiro lugar aos vimaranenses, que me confiaram este mandato e, em segundo lugar, ao senhor presidente, que me cometeu as competências que exerci até à data, depois de me ter convidado para a sua equipa”, sublinha o autarca.

Paulo Lopes Silva deixou ainda uma palavra aos vereadores eleitos, aos funcionários da Câmara de Guimarães, aos colaboradores e dirigentes de empresas municipais e cooperativas, “especialmente” à Oficina – cooperativa cultural vimaranense, à qual presidiu durante este mandato.

O atual chefe de gabinete do presidente do município, Domingos Bragança (PS), é o elemento que consta imediatamente a seguir nas listas do PS das últimas eleições autárquicas.