twitter

Pequenos produtores dão a provar grandes vinhos

Pequenos produtores dão a provar grandes vinhos
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de abril de 2025, às 15:46

Vinhos a Descobrir decorre este fim de semana, no Porto.

A edição de Primavera do evento Vinhos a Descobrir decorre este fim de semana, dias 5 e 6 de abril, no Crowne Plaza Porto, permitindo ficar a conhecer o trabalho de pequenos e médios produtores portugueses, que têm sido premiados a nível nacional e internacional.
Esta é a 26.ª edição do Vinhos a Descobrir, que regressa ao Porto, cidade de origem, depois de uma expansão territorial, que incluiu a estreia em Braga, no passado mês de fevereiro.
A iniciativa vai ter mais de 400 referências em prova, por dezenas de produtores, contemplando também provas comentadas. «O ano de 2025 vai continuar a marcar a descoberta de novos produtores, ainda desconhecidos de muitos dos apreciadores», refere a organizadora e fundadora do evento, Ana Ferro.
A proposta é que cada vez mais consumidores profissionais e particulares «continuem a descoberta de pequenos produtores de vinho, verdadeiros artesãos que se dedicam a criar vinhos excecionais e únicos».
Os participantes vão ter «a possibilidade de degustar vinhos que se destacam pela sua singularidade e qualidade, vinhos medalhados internacional e nacionalmente, reconhecendo a qualidade do que os produtores criam para nos deliciarmos», refere.
A iniciativa permite conversar com pequenos produtores, uma «experiência enriquecedora que permite entender a paixão e o cuidado que eles colocam em cada garrafa». «A atenção meticulosa aos detalhes e paixão pela viticultura, permite-nos descobrir a grande qualidade dos vinhos apresentados, de várias regiões, refletindo o terroir único e as tradições de cada região», realça aquela responsável.
«A venda direta ao público pelos produtores e o encontro com convidados profissionais do setor permitem que em cada edição haja sempre mais visitantes a descobrir vinhos fabulosos, difundindo cada vez mais o que de melhor se faz em Portugal», sublinha.