Uma das crianças mortas no ataque em Southport, noroeste da Inglaterra, que ocorreu esta segunda-feira, era portuguesa.
Segundo o JN, o Governo Português confirmou que a jovem de nove anos é filha de madeirenses. O ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que o cônsul geral de Portugal em Manchester já contactou a família e prestou condolências em nome do Estado Português.
Além da jovem portuguesa, uma outra criança morreu e outras nove ficaram feridas, seis das quais em estado grave, segundo confirmou a polícia britânica em conferência de imprensa.
A chefe de polícia, Serena Kennedy, acrescentou que outros dois adultos também estão em estado crítico depois de terem sido feridos.
A responsável confirmou que um rapaz de 17 anos de uma localidade próxima foi preso pela polícia suspeito de homicídio e tentativa de homicídio.
Kennedy disse que os agentes que responderam ao pedido de ajuda ficaram "chocados por encontrar várias pessoas, muitas das quais crianças, tinham sido sujeitas a um ataque violento e sofrido ferimentos graves".
As crianças estariam a participar num evento numa escola de dança inspirado pela artista norte-americana Taylor Swift quando o suspeito entrou armado com uma faca e começou a atacar as crianças.
Segundo a chefe da polícia, os adultos terão sido feridos a tentar proteger "corajosamente" as crianças do ataque.