twitter

Pedro Nuno diz que Costa será primeiro presidente do Conselho Europeu com "peso político"

Pedro Nuno diz que Costa será primeiro presidente do Conselho Europeu com "peso político"
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 27 de junho de 2024, às 18:19

Segundo o secretário-geral do PS

O secretário-geral do PS defendeu hoje que o ex-primeiro-ministro António Costa vai ser o "primeiro presidente do Conselho Europeu com peso político" e disse que "há fortes possibilidades" de ser confirmado o seu favoritismo nos próximos dois dias.

“Para nós, esta reunião [do Conselho Europeu] tem um interesse particular porque há fortes possibilidades – para sermos cautelosos – de termos um português, e já agora um socialista, como presidente do Conselho Europeu”, sustentou Pedro Nuno Santos, à entrada para uma reunião do Partido Socialista Europeu (PES), em Bruxelas, que antecede a cimeira.

O secretário-geral socialista acrescentou que a decisão na reunião do Conselho Europeu “será muito importante” para os 27 Estados-membros da União Europeia (EU).

“Para a UE será, talvez, o primeiro presidente do Conselho Europeu com peso político, com experiência e inteligência, para dar a importância que este cargo merece ter”, completou, reconhecendo que há a “coincidência boa” de António Guterres, antigo secretário-geral socialista e primeiro-ministro como António Costa, ser também secretário-geral das Nações Unidas.

Pedro Nuno Santos acrescentou que António Costa era “aquilo que estávamos a precisar há muito tempo no Conselho Europeu” e enalteceu a capacidade do seu antecessor no PS de “construir pontes como muito poucos políticos europeus” conseguem.

Os negociadores das três principais famílias políticas europeias chegaram a acordo na terça-feira sobre a proposta de nomes para os principais cargos europeus, os apelidados “Top Jobs” no jargão europeu: Ursula von der Leyen para presidente da Comissão Europeia, António Costa para presidir ao Conselho Europeu e a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para Alta-Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança.