twitter

Portugal tem grande nível de estabilidade em tempos de incerteza, diz Marcelo

Portugal tem grande nível de estabilidade em tempos de incerteza, diz Marcelo
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 17 de junho de 2024, às 20:02

Segundo descreveu o Presidente da República

O Presidente da República descreveu hoje Portugal como um país seguro e com um grande nível de estabilidade em tempos de incerteza, independentemente de eleições antecipadas ou até de crises políticas.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em Lisboa, durante um debate com políticos luso-americanos eleitos para câmaras legislativas dos Estados Unidos da América.

Numa intervenção em inglês, depois de comentar a conjuntura internacional, o chefe de Estado falou do quadro político interno, na sequência das eleições antecipadas deste ano, começando por abordar a situação financeira e orçamental.

"A estabilidade financeira é um facto indiscutível entre os principais partidos, o que nos dá margem para intervir mais depressa nalgumas políticas públicas e setores profissionais", afirmou.

"Um Orçamento equilibrado é muito, muito importante. A estabilidade financeira, que temos tido nos anos recentes, depois da pandemia, e que agora mantemos, é um ponto chave para o nosso futuro", defendeu.

Segundo o chefe de Estado, "qualquer tipo de radicalização, tendo grande impacto no debate público e na agenda pública, irá forçar os dois principais partidos [PS e PSD] e outras forças sociais e políticas, a encontrar compromissos".

A este propósito, assinalou que nestas eleições europeias "mais de 55% votaram nesta vasta área", acrescentando: "O que nos dá a legitimidade de manter esses compromissos como uma boa estratégia para o país".

"Outras grandes decisões, como a localização do aeroporto, a execução dos fundos europeus, investimentos na defesa, a atração de investimento estrangeiro e a consistência da nossa política externa têm como base um consenso alargado no parlamento, como habitualmente, e também na sociedade portuguesa, o que é bom para a nossa estabilidade e confiança internacional", considerou.

Por outro lado, o Presidente da República mencionou que estudos de opinião indicam um "alto nível de europeísmo" em Portugal, assim como um "muito alto nível de apoio à Ucrânia – o maior da Europa –, confiança na NATO e na União Europeia, uma sociedade tolerante com a imigração, e o valor de ser uma economia aberta como dimensões nacionais estáveis, mesmo num ciclo de eleições antecipadas".

Marcelo Rebelo de Sousa realçou o número de norte-americanos e de outros estrangeiros que têm visitado e comprado casa em Portugal, sustentando que "isso significa que as pessoas se sentem seguras em Portugal, sentem que é um país pacífico" e "é um sinal do quão estável está Portugal neste momento".

De acordo com o chefe de Estado, essa estabilidade "não depende de eleições antecipadas ou disputas políticas ou até crises políticas".

"E essa é a força mais valiosa que temos: um grande nível de estabilidade nestes tempos de incerteza", concluiu.