A cabeça de lista do PS às europeias, Marta Temido, mostrou-se hoje satisfeita com a descida da abstenção projetada pelas televisões e aguarda "com toda a serenidade" os resultados eleitorais.
À chegada ao hotel Altis Grand Hotel, quartel-general dos socialistas para esta noite eleitoral, Marta Temido disse estar satisfeita com as previsões da abstenção, mas sublinhou que a adesão dos eleitores continua a "ter valores relativamente reduzidos" para aquilo que gostaria de ter.
Fez também um balanço positivo em relação à experiência do voto em mobilidade e garantiu não ter "nenhuma expectativa" para esta noite eleitoral.
Questionada sobre se espera sair a festejar, Temido afirmou que "não arrisca".
"Eu gosto de coisas muito seguras. E portanto o importante é agora aguardarmos com toda a serenidade e boa disposição, fizemos o que pudemos, fizemos uma campanha da qual nos orgulhamos e confiemos nas pessoas", declarou.
E acrescentou ainda, sobre se tem algum discurso preparado: "não tenho nenhum discurso preparado ainda, gostamos de fazer essas coisas também em função daquilo que seja a realidade, em função daquilo que seja a evolução das circunstâncias, é assim, não será uma coisa nunca plástica, será sempre natural".
Sobre a deliberação da Comissão Nacional de Eleições (CNE) relativamente às suas declarações desta manhã, que foram consideradas suscetíveis de constituírem propaganda, Marta Temido afirmou apenas que tudo foi feito “como devia ser feito e, portanto, nada a referir”.
Sublinhou ainda que os resultados destas europeias levarão a uma reflexão no partido como acontece “em qualquer eleição”.
“Foi assim nas legislativas, é assim em qualquer eleição, desde as estruturas mais pequenas do partido às estruturas com maior responsabilidade a nível nacional, mas é tão-somente isso”, acrescentou a líder da candidatura socialista.