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Ensino bilingue em inglês vai ser alargado em 2025

Ensino bilingue em inglês vai ser alargado em 2025
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 07 de junho de 2024, às 18:57

Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Educação

O ensino bilingue em inglês vai ser alargado em 2025 para que mais alunos possam fazer essa aprendizagem no primeiro ciclo em mais escolas públicas, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Educação.

“A meta para 2025 é aumentar em dois pontos percentuais a cobertura na rede pública deste programa”, adiantou Alexandre Homem Cristo, durante o Simpósio Programas Bilingues em Inglês, que decorre hoje e sábado no Fundão, no distrito de Castelo Branco.

O governante frisou que o desafio não é simples, mas que é uma “boa meta”.

O objetivo é ter “mais escolas nesta rede, mais alunos a beneficiar desta iniciativa e uma maior escala neste projeto, que nos permita, até do ponto de vista da evidência, alargá-lo a outra escala ainda maior num futuro mais curto”, frisou o secretário de Estado.

O programa de ensino bilingue em inglês funciona há 13 anos, atualmente em 32 agrupamentos de escolas em Portugal, numa escola portuguesa em Moçambique e em cinco estabelecimentos privados.

Alexandre Homem Cristo avançou que há 10% dos alunos no ensino em Portugal que não têm o português como língua materna e considerou que os projetos bilingues são um instrumento para o sucesso escolar e aumenta a probabilidade de sucesso na integração de alunos estrangeiros.

O secretário de Estado aludiu também ao programa do Governo, que prevê “não no próximo ano letivo, mas no seguinte, já dar um passo no sentido” de o inglês passar a ser ensinado no primeiro ano do primeiro ciclo.

O diretor do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, no Fundão, município apontado como um exemplo na implementação do programa bilingue, apontou as dificuldades sentidas, salientou que “os resultados dos alunos são bons” e apontou aspetos que é necessário corrigir.

Jorge Andrade disse que a “instabilidade do corpo docente é sempre uma preocupação” e pediu ao governante que crie ferramentas que permitam acautelar a colocação de professores, para salvar “a habitual amargura anual da incerteza”.

“A angústia de não podermos dar resposta às solicitações de matrículas no primeiro ano, ou a possibilidade de fortalecer o programa no segundo e terceiro ciclos fica comprometida, porque não sabemos com que pessoas contamos no próximo ano cria uma aura de incerteza que não é compreensível após dez anos”, vincou Jorge Andrade.

O diretor do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto também alertou Homem Cristo que “o cumprimento estrito dos critérios de matrícula do despacho que regulamenta a inscrição dos alunos não permite nenhum tipo de escolha pelo programa” e pode deixar alunos fora desta opção devido à sua morada.

O presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, enfatizou que o ensino bilingue foi “uma aposta importante para a firmação do concelho” e do projeto educativo e se tornou uma vantagem e uma “estratégia de desenvolvimento”.

“Termos ensino bilingue ajudou-me imenso a atrair investimento e talento para o meu território. O ensino bilingue faz parte do nosso caderno de atração de investimento, de diferentes perfis, porque isso ajuda muito no processo de acolhimento de pessoas e quadros de outras zonas do mundo”, salientou.

O presidente do município mencionou as pessoas de 74 nacionalidades que residem no concelho, um total de 15% de alunos e o posicionamento do Fundão como um local de acolhimento, que recebe refugiados e migrantes.

“O ensino bilingue ajuda no processo de inclusão dos migrantes que possam chegar”, sublinhou, acrescentando que este projeto educativo precisa de continuidade e é estrutural.

O município do Fundão oferece ensino bilingue desde 2011, no primeiro ciclo, e em 2015 o projeto foi alargado ao segundo ciclo e depois ao terceiro.

Atualmente frequentam o ensino bilingue no concelho do Fundão 203 alunos, em três escolas do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha e estão envolvidos 16 professores.