twitter

Avizinha-se uma semana de chuva forte e persistente

Avizinha-se uma semana de chuva forte e persistente
Fotografia Freepik

Publicado em 29 de outubro de 2023, às 15:07

Segundo o IPMA, no final da semana existe ainda a possibilidade que ocorram os primeiros episódios de queda de neve na serra da Estrela.

  Conforme publicado na página de Facebok do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do estado do tempo na próxima semana, de 30 de outubro a 5 de novembro mantém-se semelhante aos últimos dias.
Para a semana que vem,  o regime de precipitação que dura desde aproximadamente 13 de outubro, irá continuar. Logo, prevê-se durante a semana precipitação forte e persistente no litoral a norte do rio Vouga, em especial nas regiões montanhosas e a partir do meio da semana.
No dia 30 de outubro, terça-feira, existe uma menor probabilidade de ocorrência de precipitação. "No final da semana existe ainda a possibilidade que ocorram os primeiros episódios de queda de neve na serra da Estrela", referem.
Na publicação explicam ainda que "Este regime de precipitação dever-se-á à passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a uma região depressionária que se localizará a oeste ou sobre as ilhas Britânicas durante toda a semana. Este cenário apresenta uma elevada probabilidade de ocorrência, sendo que existe uma probabilidade entre 30 e 50% que possa persistir até meio da semana seguinte".
  A temperatura máxima irá variar entre 8 e 22 °C e a temperatura mínima entre 3 e 12 °C, com os valores mais baixos no nordeste Transmontano e os mais elevados no litoral sul.
  O vento irá predominar do quadrante oeste, podendo ser forte a partir do meio da semana, período em que também se prevê um aumento da agitação marítima na costa Ocidental, em especial das regiões Norte e Centro.