twitter

Preços dos combustíveis sobem de novo e em simultâneo

Preços dos combustíveis sobem de novo e em simultâneo
Fotografia João Pedro Quesado

Publicado em 19 de maio de 2023, às 16:03

As projeções de aumentos ainda podem sofrer alterações, dependendo de como fecha o mercado do petróleo brent esta sexta-feira.

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir na próxima segunda-feira, pela segunda semana consecutiva. O gasóleo e a gasolina devem sofrer aumentos de 1,5 cêntimos por litro.

De acorco com o jornal ECO, os aumentos de 1,5 cêntimos por litro em ambos os combustíveis significam que, a partir de segunda-feira, abastecer com gasolina deve passar a custar 1,652 euros por litro. Já pôr gasóleo no tanque de combustível – que o que faz a maioria dos portugueses – passa a custar 1,440 euros por litro. Os preços são calculados de acordo com os valores médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras, assim como as medidas temporárias para mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. Até ao final de maio, a carga fiscal é reduzida em 30 cêntimos por litro no caso do gasóleo, e em 31,6 cêntimos por litro no caso da gasolina.

Estas projeções ainda podem sofrer alterações, dependendo do fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e ainda do comportamento do mercado cambial. Os preços do brent estão a subir ligeiramente (0,66%) esta sexta-feira, para os 76,36 dólares por barril, mas a subida semanal aproxima-se dos 3%, interrompendo quatro semanas consecutivas de quedas. 

Os preços dos combustíveis foram liberalizados em 2003, pelo governo de Durão Barroso, pelo que as estimativas são apenas uma indicação do que poderá acontecer. As gasolineiras têm a liberdade de fixar os preços que desejarem, independemente do posto de combustível e do dia.

A Direção-Geral de Energia e Geologia disponibiliza uma ferramenta online de consulta dos preços do combustível por tipologia, distrito e município, permitindo aos consumidores informarem-se de antemão acerca dos preços mais baratos.