O IPMA prevê para hoje temperaturas a atingirem os 36 graus em Santarém, 35 em Évora, 34 em Leiria e 33 em Castelo Branco e Beja.
Segundo o Instituto, mais de 70 concelhos de Faro, Beja, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança estão hoje em perigo muito elevado de incêndio.
Vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, com a excepção de Viana do Castelo, apresentam perigo de incêndio.
Segundo o IPMA, o perigo de incêndio irá continuar elevado pelo menos até quinta-feira.
O perigo de incêndio tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são colhidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação registados nas últimas 24 horas.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o perigo de incêndio rural, considerando as previsões do IPMA de tempo quente e seco e recorda que “é proibido fazer queimada extensiva sem autorização ou sem comunicação prévia”.
Recomenda-se a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, sobretudo a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Desde o início do ano foram registgados cerca de 2.379 fogos florestais e arderam 7.538 hectares em espaços rurais, conforme os dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).