twitter

Segurança Social vai distribuir tablets a pessoas com apoio domiciliário

Segurança Social vai distribuir tablets a pessoas com apoio domiciliário
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 28 de abril de 2023, às 09:57

O objetivo é garantir autonomia.

A Segurança Social vai distribuir um tablet às pessoas que são acompanhadas pelo Serviço de Apoio Domiciliário para garantir, através desta ligação, a sua autonomia, anunciou esta sexta-feira a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Neste momento estamos a preparar avisos no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] para apoio domiciliário 4.0 para garantir que todas as pessoas que estão a ser acompanhadas no âmbito do setor social relativamente a apoio domiciliário, tenham um tablet para garantir que estão sempre ligadas, permitindo que se mantenham nas suas casas completamente autónomos, mas com a segurança de estarem sempre conectadas”, disse Ana Mendes Godinho, à margem da cerimónia, em Loulé, distrito de Faro, da cerimónia de inauguração e apresentação do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA).

A responsável governamental acrescentou que o tablet “terá naturalmente outros serviços, nomeadamente de monitorização e acompanhamento, até outro tipo de atividade para estimular, mais uma vez, que o envelhecimento ativo e saudável, ainda que muitas vezes à distância, mantém as pessoas ligadas, conectadas a pertencerem a uma comunidade”. Em resposta a uma pergunta dos jornalistas sobre se a Segurança Social iria “distribuir um tablet com um programa específico” para essas pessoas, Ana Mendes Godinho disse que “vai ser isso mesmo”.

O Serviço de Apoio Domiciliário presta serviços no domicílio dos utentes, quando estes, por motivo de doença ou outro tipo de dependência, sejam incapazes de assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou realizar as suas atividades diárias.

O serviço permite a prestação de um serviço de proximidade com cuidados individualizados e personalizados, possibilitando assim preservar a família e a casa que constituem para o idoso uma referência importante.