O texto agora adotado inclui os objetivos intermédios propostos pela Comissão Europeia de uma redução de 15% nas emissões de automóveis até 2025 e uma redução de 55% até 2030. A iniciativa tem ainda de ser negociada com os Estados membros, que vão debater a sua posição sobre a descarbonização do setor automóvel no Conselho de Ministros do Ambiente no dia 29 no Luxemburgo.
Em comunicado, a Zero pede que, nessa data, o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, "apoie a confirmação da data final das vendas de novos motores de combustão". “O prazo significa que os últimos carros movidos a combustível fóssil serão vendidos até 2035, dando assim uma possibilidade de um forte contributo para evitarmos alterações climáticas descontroladas. A eliminação progressiva dos motores de combustão também é uma oportunidade histórica para ajudar a acabar com nossa dependência do petróleo. Dá também a certeza de que a indústria automóvel precisa de aumentar a produção de veículos elétricos, o que reduzirá os preços dos veículos”, lê-se.Em Portugal, o transporte rodoviário é a maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa, correspondendo à quase totalidade do setor dos transportes, que em 2020 representou cerca de 25% do total, afirma a Zero. A organização alerta ainda que o setor de transportes consome 65% do petróleo na Europa, sendo ele quase todo importado.
Autor: Redação/Lusa