Chama-se padre Jean-Marc Fournier e é o capelão dos Bombeiros de Paris. Este cura não hesitou, durante o incêndio que atingiu a Catedral Notre-Dame, ontem, em entrar naquela importante espaço patrimonial do Mundo, para salvar alguns artefactos.
Entre eles está a famosa representação da "Coroa de Espinhos" que os fiéis acreditam conter partes da coroa usada por Jesus Cristo antes da crucificação, uma das relíquias em exposição no interior da Catedral.
Fournier quis acompanhar os bombeiros ao local e decidiu ajudar no resgate do monumento. Este padre terá sido, segundo alguns relatos, responsável pela preservação de algumas das maiores relíquias religiosas da catedral de Notre-Dame.
Le père Fournier, aumônier des @PompiersParis, est allé avec des pompiers dans la cathédrale #NotreDame pour sauver la couronne d’épines et le Saint-Sacrement... pic.twitter.com/4IoLVdoJZW
— Etienne Loraillère ن (@Eloraillere) 15 de abril de 2019
A
notícia é dada pela Sky News. «O padre Fournier é um herói absoluto. Não mostrou nenhum medo e entrou imediatamente em direção das relíquias no interior da catedral, garantindo que seriam salvas», lê-se.
Etienne Loraillere, um editor da estação televisiva católica de França KTO, confirmou a história e o jornalista divulgou ainda uma fotografia do padre no local.

O padre Fournier já foi agraciado pela coragem e já há quem peça para que seja considerado "Santo" pelo seu ato tido como «heróico».
As peças estão agora na Câmara de Paris.
Autor: Nuno Cerqueira