twitter

Sismo. Portugal vai enviar avião para retirar portugueses que queiram sair de Marrocos

Sismo. Portugal vai enviar avião para retirar portugueses que queiram sair de Marrocos
Fotografia Lusa

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 09 de setembro de 2023, às 14:33

Portugal vai enviar um avião da Força Aérea para a cidade de Marraquexe, “para retirar os portugueses que queiram regressar” de Marrocos, abalado por um sismo na sexta-feira à noite, comunicou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

 

Em nota enviada pelo gabinete de informação e imprensa, o ministério informa que os cidadãos portugueses que pretendam regressar ao país devem contactar o Gabinete de Emergência Consular (+351 217929714 / +351 961706472) ou a Embaixada de Portugal em Rabat (+212 674731819).

Segundo a mesma nota, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, fará um ponto de situação sobre a ajuda de Portugal a Marrocos e sobre os portugueses que estão no território pelas 18:15 de hoje, na sede do MNE, em Lisboa.

Já antes, o MNE tinha informado que os portugueses que contactara em Marrocos “encontram-se bem, não tendo reportado problemas de saúde ou danos materiais substantivos”.

Manifestando “total solidariedade para com as autoridades e população marroquinas”, a diplomacia portuguesa garantiu que está a acompanhar “em permanência” a situação, mantendo contacto “com os cidadãos portugueses no país, em particular na zona do epicentro sísmico”.

O último balanço oficial do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 1.037 mortos e 1.204 feridos, dos quais 721 “em estado crítico”.

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, o sismo atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe (norte) às 23:11, a uma profundidade de oito quilómetros.

O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.

O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha.