OSporting de Braga regressa, 23 anos depois , à Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, amanhã, em Orepesa del Mar, Espanha, e ‘aposta tudo’ em assegurar um lugar no pódio feminino.
Mariana Machado, uma das boas fundistas europeias da atualidade, que liderou a equipa na reconquista do campeonato nacional, em finais de 2022, tem a seu lado Lia Lemos, Vanessa Carvalho, a experiente Jéssica Augusto, transferida do Sporting, e ainda a etíope Meselu Berhe, numa clara aposta ‘minhota’ de conseguir boa prestação na região de Castellon.
As ‘guerreiras do Minho’ serão acompanhadas pelo Sporting, vice-campeão nacional, que se apresenta com Salomé Rocha, Catarina Ribeiro, Susana Francisco, Ana Mafalda Ferreira, a inglesa Aimee Pratt e a queniana Fancy Cherono, que na última edição foi segunda na meta.
A nova geração bracarense e as ‘leoas’ terão grandes dificuldades em contrariar o favoritismo do Playas de Castellon, atual campeão e que ‘corre em casa’, sendo uma das quatro fortes equipas espanholas, a par de Valência, Adidas e Bilbao Santutxu.
Estarão na prova feminina cerca de uma centena de atletas, representando 23 clubes de 15 países, mas a luta principal deve ser entre as representantes de Espanha, Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda.
Na principal corrida masculina os representantes lusos são, mais uma vez, os ‘eternos rivais’ Sporting e Benfica, com os ‘leões’ manifestamente menos fortes do que há um ano, quando foram vice-campeões em Oeiras, logo atrás do agora ausente Ankara.
O queniano Vicent Rono, quinto na corrida disputada em Portugal, volta a liderar a equipa do Sporting, que também alinha com o surpreendente campeão nacional do Quénia Charles Lokir, Rui Pinto, Miguel Marques, Rui Teixeira e Lucas da Silva.
A nível nacional, o Sporting - equipa mais titulada de sempre na Europa, com 15 vitórias - perdeu o campeonato para o Benfica, que estará em competição com Samuel Barata, Duarte Gomes, Alexandre Figueiredo, os irmãos João e Pedro Amaro e o jovem queniano Reuben Longosiwa.
Além de portugueses e espanhóis, na prova masculina há mais 14 países, num total de 26 clubes e 122 atletas.
O Sporting compete também nos sub-20 masculinos e nos sub-20 femininos, aqui com a companhia das jovens do Maia.
Na estafeta mista inscreveram-se Sporting e Sporting de Braga, com boas hipóteses de pódio, sobretudo os lisboetas.
O Sporting apresenta as experientes Salomé Afonso, Patrícia Silva e Aimee Pratt - uma vai ser descartada - e Nuno Pereira e Tomás Silva.
No total, as sete corridas que se vão disputar em Orepesa del Mar vão ter em ação 435 atletas, de 78 clubes, em representação de 22 países.
O programa começa às 10h00 locais, com as provas de sub-20 feminina e masculina.
Às 11h10 começa a prova principal feminina e às 12h10 a masculina. Finalmente, a estafeta começa pelas 12:50.
Autor: Redação/Agência Lusa