Aos 22 anos, Pedro Santos viveu na noite do último domingo aquele que foi provavelmente o ponto alto da sua carreira como futebolista.
O médio foi chamado ao jogo bem cedo, substituindo o lesionado Gorby aos 12 minutos, e destacou-se no festival da juventude apresentado por Artur Jorge no derradeiro duelo do SC Braga na fase de grupos da Taça da Liga 2022/23.
Aliás, dos jogadores que se estrearam frente ao Paços de Ferreira pela equipa principal, Pedro Santos foi aquele que mais tempo jogou. O sonho de atuar pela equipa principal foi agora concretizado e o médio que, diz quem o conhece, tem personalidade de líder, estará debaixo de olho dos adeptos arsenalistas, ansioso pelos próximos capítulos do habitual titular da equipa B dos Guerreiros do Minho.
A estreia frente ao Paços de Ferreira, um clube no qual jogou nos sub-17 e sub-19 antes de chamar a atenção do SC Braga, deve-se à forma como tem evoluído constantemente na Cidade Desportiva desde que chegou em 2018 para os sub-19.
Artur Jorge, que o conhece bem e como poucos (ver peça de baixo), atribuiu-lhe um papel de relevo no meio-campo contra os castores e a avaliação final foi deveras positiva.
Custódio, técnico dos bês, tem potenciado as qualidades de Pedro Santos (12 desafios a titular), sendo um dos imprescindíveis no onze que vai atuando pela Liga 3, tendo sido considerado o Homem do Jogo em duas ocasiões esta época, frente a Paredes e Felgueiras.
Pondo os olhos na estreia, Pedro Santos mostrou personalidade na estreia pela equipa A, não se escondendo do jogo e até deu indicações aos seus companheiros de equipa para corrigir posicionamentos.
O público gostou, Artur Jorge terá certamente aplaudido a exibição e resta saber se Pedro Santos vai continuar a ser aposta contínua do técnico... nos jogos a doer.
«Nem tenho muitas palavras... Estou muito orgulhoso daquilo que tenho feito e e tenho de agradecer ao mister Artur [Jorge] a oportunidade que me deu. Espero ter correspondido para que surjam mais oportunidades», disse Pedro Santos, logo após o final do SC Braga-Paços de Ferreira, em declarações à Next.
«Fizemos um jogo sério. Já sabíamos que estávamos classificados, mas o mister alertou-nos para sermos sérios e foi isso que aconteceu», acrescentou o médio de 22 anos.
Autor: José Costa Lima