Alguns presidentes dos clubes aceitaram o repto da I Liga e fizeram uma declaração no âmbito do tema "Por um futebol seguro".
Conheça a opinião dos líderes de FC Famalicão, Gil Vicente, Moreirense e Vitória de Guimarães.
Miguel Ribeiro, FC Famalicão
Depois de uma fase delicada das nossas vidas, eis que voltamos a poder desfrutar de uma das nossas grandes paixões. A insaciável vontade de ver a bola a rolar criou-nos algum desalento durante três meses. A racionalidade suplantou-se à emoção e obrigou-nos a um confinamento desportivo por um período alargado que teve, por fim, o seu epílogo.
Chegada a hora de retomar a competição, o nosso foco vira-se para o relvado. O palco onde atuam os artistas, que deliciam a plateia com os seus dribles estonteantes, defesas monstruosas e golos magníficos.
São 90 minutos em que voltamos ao “mundo normal”, sem que tal signifique desleixo perante o contexto atual. Conscientes dos cuidados que todos deveremos assumir neste período de retoma, é importante sensibilizar todos os adeptos do futebol para que se mantenham vigilantes e cumpram a estratégia delineada para este duelo difícil que ainda estamos a disputar.
Francisco Dias Da Silva, Gil Vicente FC
Vivemos um momento difícil para todos. A saúde pública e a capacidade de resposta do nosso sistema de saúde foram postos à prova. O país parou para segurança de todos e, aos poucos, estamos a retomar o nosso dia-a-dia tomando as devidas medidas para nos protegermos a nós e para protegermos também os outros.
A Liga NOS, tal como anunciado, vai ser retomada nos próximos dias e as emoções do futebol vão estar de volta.
O Gil Vicente FC está pronto a competir, cumprindo sempre todas as medidas implementadas pela Direção Geral de Saúde, e vai fazê-lo da mesma forma séria com que o fez até à suspensão da competição.
Os nossos objetivos continuam a ser claros e vamos entrar em campo para que os conquistemos o mais rápido possível.
Infelizmente, a pandemia do COVID-19 obrigará a que os jogos se disputam sem público, para nossa segurança e dos que nos rodeiam, para segurança dos jogadores, das equipas técnicas e de todos os intervenientes no jogo e na organização do mesmo.
No entanto, não é preciso apenas realçar que os jogos se disputarão à porta fechada. É preciso realçar e alertar para a necessidade de não se criarem aglomerados ou grupos de pessoas no exterior do Estádio Cidade de Barcelos ou de qualquer estádio onde o Gil Vicente FC esteja a jogar. Pela saúde de todos nós, peço que apoiem a nossa equipa a partir das vossas casas ou em locais devidamente seguros.
Contamos com o vosso apoio. Todos juntos vamos conseguir ultrapassar os obstáculos e dificuldades que nos são colocadas e em breve voltaremos a ver-nos.
Bem hajam.
Vítor Magalhães, Moreirense FC
Vivemos uma situação nova para todos e a retoma do futebol deve ser acompanhada pela responsabilidade inerente de todos nós. Para vencermos no futuro, temos a obrigação de sermos responsáveis no presente.
É sabido que a Covid-19 ainda se mantém muito ativa, sendo necessário um esforço suplementar de todos nós no sentido de controlar o surto e evitar ainda mais as consequências drásticas da sua propagação.
Apelo, assim, a todos os amantes do futebol, em especial aos adeptos do Moreirense e a toda a nossa região, que se mantenham em segurança e não se desloquem para as imediações dos estádios em dias de jogo. Ainda que à distância, os nossos atletas estão cientes do vosso apoio, e neste momento a vossa responsabilidade ao manter o devido distanciamento social é a vossa maior demonstração de apoio.
Devem assistir aos nossos jogos a partir de um lugar seguro e, não sendo possível fazê-lo a partir de casa, procurem locais onde seja possível evitar aglomerados de pessoas, cumprindo sempre todas as recomendações da DGS.
A partida mais importante das nossas vidas continua a ser esta batalha contra o vírus e mais uma vez apelamos à responsabilidade de todos.
Um pequeno gesto individual de hoje será o sucesso global no futuro.
Miguel Pinto Lisboa, Vitória SC
Na semana em que se regista o regresso da principal competição de futebol em Portugal, cumpre assinalar a ausência daqueles que lhe dão sentido: os adeptos.
Sem eles, não há golos de levantar os estádios. No entanto, é a pensar nos Vitorianos que todos os dias trabalhamos para que, mesmo à distância, possamos festejar juntos.
Aos Conquistadores, dirigimos uma palavra de profunda gratidão e reconhecimento pelo modo responsável e exemplar como incessantemente nos apoiaram – e certamente apoiarão – nestes estranhos tempos de pandemia.
Autor: Pedro Vieira da Silva / Lusa
Presidentes da Liga "Por um futebol seguro"

Fotografia
Publicado em 03 de junho de 2020, às 18:44