twitter

Mundial 2022. Portugal pode encontrar Espanha nos 'quartos' e França nas 'meias'

Mundial 2022. Portugal pode encontrar Espanha nos 'quartos' e França nas 'meias'
Fotografia

Publicado em 02 de dezembro de 2022, às 17:38

O mais provável é que a formação das ‘quinas’ encontre a Suíça ou a Sérvia nos oitavos de final.

Portugal ainda desconhece o adversário nos oitavos de final do Mundial de futebol de 2022, mas já sabe que, seguindo em frente, jogará com Espanha ou Marrocos nos ‘quartos’ e, provavelmente, França ou Inglaterra nas ‘meias’.

Como vencedor do Grupo H, o que conseguiu mesmo perdendo com a Coreia do Sul (1-2), Portugal disputará o seu primeiro jogo a eliminar na terça-feira, pelas 19h00 (hora portuguesa), em Lusail, frente ao segundo do Grupo F, que ficará definido ainda hoje.

Face à atual classificação, o mais provável é que a formação das ‘quinas’ encontre Suíça (três pontos) ou Sérvia (um), que se defrontam, já que o Brasil (seis), com encontro marcado com os Camarões (um), tem a vitória no agrupamento encaminhada.

Portugal só conhecerá ao certo o nome do adversário nos oitavos de final depois das 20h45 (em Lisboa), sendo que, em relação ao ‘quartos’, e se lá chegar, só tem duas possibilidades: a Espanha ou Marrocos, duas seleções que defrontou cada qual em duas ocasiões em Mundiais, nomeadamente na fase de grupos de 2018.

A formação das ‘quinas’ caiu face à Espanha por 1-0 nos ‘oitavos’ do Mundial 2010 e empatou a três na estreia no Mundial de 2018, com três golos de Ronaldo, e, face a Marrocos, perdeu com estrondo por 3-1 na terceira jornada da fase de grupos de 1986 e ‘vingou-se’ há quatro anos com um triunfo por 1-0, também selado pelo atual ‘capitão’, na segunda ronda da fase de grupos.

O jogo será disputado em 10 de dezembro, um sábado, pelas 15h00 (hora portuguesa), no Estádio Al Thumama, em Doha, enquanto o embate entre espanhóis a marroquinos está marcado para terça-feira, pelas 15h00 (hora portuguesa), em Al Rayyan.

No que respeita às meias-finais, é certo que, caso lá chegue, pela terceira vez, repetindo 1966 e 2006, Portugal disputará o acesso a uma inédita final em 14 de dezembro, uma quarta-feira, no Estádio Al Bayt, em Al Khor, pelas 19 horas (hora portuguesa).

E para esse encontro, existem quatro possíveis oponentes, a detentora do título França, a Inglaterra, campeã em 1966 depois de ter batido Portugal nas ‘meias’ (2-1, em Wembley), o Senegal e a Polónia.

Nos oitavos de final, os ingleses enfrentam os senegaleses e os gauleses encontram os polacos, com os vencedores dos respetivos embates – marcados para domingo - a defrontarem-se em 10 de dezembro, pelas 19h00 (em Lisboa), em Al Khor.

Quanto à final, agendada para 18 de dezembro, pelas 15h00 (hora portuguesa), em Lusail, Portugal pode encontrar Argentina, Países Baixos, Croácia, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos, Austrália ou o vencedor do Grupo F (Brasil ou Suíça).


Autor: Agência Lusa