Ao partirem com 4.26 minutos de vantagem, as mulheres deram o tiro de partida para a prova em Lisboa e desde cedo Mariana Machado, atleta do Sporting de Braga e vencedora em 2021, tomou de "assalto" a liderança, fazendo a prova quase toda sozinha e terminando com o tempo de 32.53 minutos, à frente de Vanessa Carvalho e Dulce Félix, segunda e terceira classificadas, respetivamente.
Na prova masculina, o vencedor foi Miguel Marques, com o tempo de 29.10 minutos, que assim somou o seu primeiro triunfo na São Silvestre da capital portuguesa. O atleta do Sporting superou a concorrência de Francisco Rodrigues e David Silva, ambos atletas do Sporting de Braga, que foram segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Com este triunfo feminino, a "guerra dos sexos" na capital portuguesa está mais equilibrada, mas ainda com os homens na liderança, com sete triunfos face aos seis femininos.
A 15.ª edição da São Silvestre de Lisboa bateu o seu recorde de inscrições: o número havia baixado, em 2021, das habituais 12 mil para oito mil, mas este ano subiu novamente e fixou-se nos 12 500 inscritos, entre os quais estiveram mais de quatro mil mulheres e atletas de 49 nacionalidades diferentes.
Autor: Redação/Lusa