«Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Vitória Sport Clube
No seguimento da última Assembleia Geral do Vitória Sport Clube, realizada a 23 de Outubro de 2021, no âmbito da qual a maioria dos sócios presentes votou contra a aprovação do Relatório e Contas relativo à época de 2020/2021, uma série de questões foram levantadas à data, e promessas foram feitas aos sócios.
Tal como será certamente do seu inteiro conhecimento, no decurso dos trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária supra identificada, a Direção do Vitória Sport Clube, na pessoa do seu Presidente, comprometeu-se perante os sócios do Vitória Sport Clube, a apresentar perante os mesmos, em curto prazo, o Plano de Recuperação (tal como igualmente requerido pelo Conselho Fiscal do Vitória Sport Clube), bem como apresentação do contrato estabelecido entre o Vitória Sport Clube e Mário Andrade Ferreira, Sociedade de Investimentos (MAF), com vista a aquisição da participação social deste último na Vitória Sport Clube - SAD.
A verdade é que, 2 meses após a realização desta mesma Assembleia Geral Extraordinária, nada foi apresentado aos sócios, nem sequer foi comunicado ou apresentada qualquer data para a realização de nova Assembleia Geral Extraordinária com este mesmo fim.
Acrescendo ainda o facto de que o Relatório e Contas relativo à época de 2020/2021, não ter sido ainda aprovado, o que se impõe, através da apresentação de novo Relatório e Contas, ou reforma do previamente apresentado.
Todos estes factos, aliados à falta de informação e transparência contribuíram para um crescendo de suspeitas e dúvidas de todos os sócios, relativamente à atuação da Direção, bem como ao futuro do Vitória Sport Clube.
Como tal, somos pelo presente a requerer a V. Exa., que faça uso dos seus poderes especificamente previstos no artigo 28º, b), dos Estatutos do Vitória Sport Clube, convocando por decisão sua, Assembleia Geral Extraordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
1 - Apresentação aos sócios do Plano de Recuperação proposta pela Direção.
2 - Apresentação aos sócios do Contrato de aquisição da participação social, por parte do Vitória Sport Clube, à Mário Andrade Ferreira, Sociedade de Investimentos (MAF).
3 - Apreciação, discussão e aprovação do Relatório e Contas relativo à época 2020/2021.
Em face da atual situação em que se encontra o Vitória Sport Clube, bem como da iminência da realização de Eleições dos Órgãos Sociais, no próximo mês de Março, urge dar respostas aos sócios do Vitória Sport Clube e cumprir as promessas feitas aos mesmos.
Somos da opinião que tal decisão deverá surgir da sua parte, assim contribuindo para a transparência e, sobretudo, isenção que deve pautar a atuação da Mesa da Assembleia Geral, e para a união de todos os sócios, debelando o clima de divisão que se começa a fazer sentir, e que será importante suprimir desde já.
No entanto, e caso tal não seja o seu entendimento, informamos desde já o interesse em recolher as assinaturas necessárias para a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, nos termos da alínea b), do artigo 28º dos Estatutos do Vitória Sport Clube, a realização desta mesma Assembleia Geral Extraordinária, com a Ordem de Trabalhos supra apresentada.
Em face da atual situação de pandemia de Covid-19, e das potenciais medidas de contenção da mesma, a implementar nas próximas semanas ou meses, e caso seja necessário, sugerimos ainda a eventual deslocalização da Assembleia Geral Extraordinária para o Estádio D. Afonso Henriques, tal como ocorreu em Maio de 2021, assim se garantindo o cumprimento de todas as medidas de segurança e distanciamento social.
Assim, aguardamos a sua tomada de posição face a todo o exposto, certos de que tomará a melhor decisão nesta matéria e em estrito alinhamento com os melhores interesses do Vitória Sport Clube e dos seus sócios.
Autor: Luís Filipe Silva