twitter

Federação quer garantir já seis vagas para Tóquio2020

Federação quer garantir já seis vagas para Tóquio2020
Fotografia

Publicado em 20 de agosto de 2019, às 09:33

A partir de amanhã, em Szeged, na Hungria.

A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) espera sair dos Mundiais da Hungria no mínimo com as mesmas seis vagas para Jogos Olímpicos conquistadas há quatro anos para o Rio2016.

“Existem duas fases de qualificação, o campeonato do mundo e para o ano a fase continental europeia. Ficaria bastante satisfeito se pudéssemos igualar as seis vagas conseguidas nos Mundiais de Milão em 2015”, disse o presidente da FPC, Vítor Félix, que há quatro anos conseguiu mais duas na segunda fase.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente confia no potencial e “experiência” da seleção de 12 canoístas, nomeadamente os já olímpicos Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro, Hélder Silva, Teresa Portela, Joana Vasconcelos e Francisca Laia.

“São bastante experientes, estão no apogeu da sua carreira, sabem o que são, trabalharam bem, estão focados. Esperamos que estejamos em excelente nível”, sustentou.

David Varela, Messias Baptista, Marco Apura, Bruno Afonso e Francisca Carvalho são os ‘novatos’ que se querem estrear em Jogos, assegurando um lugar em Tóquio2020.

“Levámos 12 atletas – mais três na paracanoagem –, mas sabemos que o desporto é assim mesmo e podemos apurar zero, 12 ou os 15. Pelos indicadores e 'feedbacks' da nossa equipa técnica, estou confiante que podemos alcançar um bom resultado”, assumiu.


Autor: Lusa