O piloto português Joaquim Rodrigues Jr. terminou, esta segunda-feira, a segunda etapa do rali Dakar no 23.º lugar. A etapa das motas foi vencida por Mason Klein, da KTM, que conquistou o primeiro triunfo em etapas da carreira no Dakar.
O motard de Barcelos, piloto da Hero, perdeu 17 minutos e 44 segundos para o vencedor e ficou atrás de outro português, Rui Gonçalves, da Sherco, que perdeu 16m11s.
O luso-germânico Sebastian Bühler, também da Hero, foi o segundo classificado no trajeto de 430 quilómetros entre Sea Camp e Al Ula.
Joaquim Rodrigues Jr. está no 17º lugar da classificação geral, a 26m40s do líder, Mason Klein. O norte-americano da KTM tem uma liderança de 1m41s sobre o colega de equipa, Toby Price. Joan Barreda Bort, da Honda, está em terceiro lugar, a 2 minutos e 3 segundos.
Nos automóveis, o qatari Nasser Al-Attiyah, piloto da Toyota, recuperou algum do tempo perdido na véspera ao vencer esta segunda etapa, com um tempo de cinco horas e 26 segundos, deixando o colega neerlandês Erik Van Loon na segunda posição, a 14 segundos, e o líder da classificação geral Carlos Sainz, da Audi, em terceiro, a 5m05s.
A terceira etapa, que decorre na terça-feira, leva os pilotos por 447 quilómetros cronometrados entre Alula e Ha'il, incluindo os "50 quilómetros mais bonitos do rali" num percurso de desfiladeiro a desfiladeiro.
A 45.ª edição do raki Dakar decorre na Arábia Saudita e começou a 31 de dezembro, em Sea Camp, terminando a 15 de janeiro, em Dammam. É a terceira vez que o Dakar tem lugar no país do Médio Oriente.
Autor: João Pedro Quesado
Dakar 2023. Joaquim Rodrigues termina segunda etapa no 23º lugar
Fotografia
Publicado em 02 de janeiro de 2023, às 15:24