twitter

Campeão do mundo pagaia pela preservação do ambiente no rio Lima

Campeão do mundo pagaia pela preservação do ambiente no rio Lima
Fotografia

Publicado em 26 de dezembro de 2018, às 11:06

Através do kayak ‘plogging’, os 30 atletas do clube têm vindo a recolher no rio "sobretudo plástico e algum vidro".

O campeão do mundo de canoagem Sérgio Maciel é o rosto do “kayak ‘plogging'”, a nova atividade do Viana Garças, clube onde é dirigente e treinador, para incentivar à recolha de lixo no rio Lima, em Viana do Castelo.
"No final do treino distribuímos sacos pelos miúdos e, durante 10 a 15 minutos, damos umas pagaiadas para recolher o lixo que encontramos no rio. No final, surpreendem-se com a quantidade de lixo recolhida", afirmou hoje à Lusa o campeão do mundo de maratona de sub-23 em C1.
O jovem canoísta dá o "exemplo", ensinando os jovens a "cuidarem do ambiente". "O kayak ‘plogging' é simples, divertido e ao mesmo tempo que o praticamos contribuímos para uma comunidade mais limpa, mais ecológica e mais agradável", referiu o atleta que, em 2019, vai ser inscrito pelo Viana Garças Clube. O secretário do clube, José Alberto Araújo, disse tratar-se de uma atividade "pioneira", inspirada no ‘plogging' que já era desenvolvida nas margens do rio Lima.
"No clube já havia a preocupação de recolher todo o lixo que os atletas iam encontrando no rio durante os treinos. Agora passou a ser uma prática regular. No final dos treinos, os atletas já vão munidos de um saco com a intenção de apanhar tudo o que encontrarem nas águas do rio, a partir dos kayaks que utilizam diariamente", explicou.
Através do kayak ‘plogging’, os 30 atletas do clube têm vindo a recolher no rio "sobretudo plástico e algum vidro". Fundado a 28 de dezembro de 2017, o Viana Garças Clube tem três núcleos, em Darque e Santa Marta de Portuzelo, ambos no concelho de Viana do Castelo, e outro em Valença.
"Em Valença, iremos lançar uma outra atividade no rio Minho relacionada com as espécies invasoras", adiantou.
José Alberto Araújo destacou a importância da participação de Sérgio Maciel na mobilização dos atletas, "combinando a atividade física de pagaiar com a recolha de lixo". Em setembro, Sérgio Maciel, de 20 anos de idade, conquistou a medalha de ouro, em C1, no mundial de maratona que decorreu na Vila de Prado, distrito de Braga. Em 2017, o canoísta natural de Viana do Castelo sagrou-se vice-campeão do mundo, em Pietermaritzburgo, na África do Sul. Sérgio Maciel acumula vários pódios europeus e mundiais nos escalões de júnior e sub-23. Em 2016, Sérgio Maciel ficou conhecido por um gesto de ‘fair play' que lhe valeu o Prémio de Ética no Desporto, atribuído pelo Comité Olímpico Português. O jovem, então com 18 anos, ao aperceber-se que um colega de equipa não tinha cruzado devidamente a meta, esperou por ele dando-lhe a vitória.
Autor: Redação